Economia brasileira: Estimativa de crescimento do PIB para 2023
Consequências do baixo crescimento deve impactar geração de empregos, consumo das famílias e investimentos
A economia brasileira deve ter um crescimento menor no ano que vem. Segundo o último relatório "Focus", divulgado pelo Banco Central do Brasil (BC), a estimativa é que o PIB cresça 0,75% em 2023. A desaceleração começou a dar sinais no terceiro trimestre deste ano, a partir do abaixo crescimento na geração de empregos, consumo das famílias e investimentos.
Os números são efeito defasado dos juros altos, com consequente restrição ao crédito, baixo índice de investimento das empresas e preocupações com as contas do governo, uma crise em vários países que transacionam com o Brasil. Além da diminuição da geração de empregos, os salários também sobem menos em termos reais.
Mercado internacional
Não é só o Brasil que vai enfrentar esse crescimento menor no ano que vem. A média global do crescimento do PIB projetada para 2023 é de 2,7%, frente aos 3,2% projetados para este ano, segundo dados do Fundo Monetário Internacional (FMI).
Os 10 países com as maiores participações nas exportações brasileiras também podem ser afetadas pelo cenário de inflação e juros altos observado nas principais economias.